Como aprender Google Tag Manager na prática!

Matheus Buniotto
6 min readJan 24, 2022

--

Uma das maiores dificuldades para quem está iniciando na área de marketing digital é encontrar maneiras de praticar o uso das várias ferramentas da área. Nesse tutorial, você vai aprender como configurar um site de e-commerce para praticar a criação de tags com o Google Tag Manager!

Após configurado, você irá poder ganhar experiência hands-on com as mais diversas configurações e tipos de tags disponíveis no GTM, sua imaginação vai ser o limite!

1. Baixar e instalar o software Local WP

Para praticar o uso do Google Tag Manager (GTM) precisamos ter acesso à um site. Para isso, vamos criar um site em WordPress de maneira local usando o software LocalWP que permite a emular um site em wordpress no seu computador.

Link: https://localwp.com

LocalWP — site

2. Criar seu site no Local WP

Após a instalação, é necessário configurar o LocalWP, inserindo o nome fictício do seu site, seu usuário e senha para acessar o painel de administrador e iniciar nosso site. A configuração é bem simples, basta seguir o passo-a-passo abaixo.

Dê um nome ao seu site.

Selecione a configuração do site (vamos selecionar Preferred).

Defina seu usuário e senha para acessar o painel do Wordpress.

Pronto! Nosso site já está funcionando!

3. Configurar o tema no Wordpress

Para praticar a configuração e teste das tags, vou utilizar a tema Storefront do WordPress, esse é um tema específico para um e-commerce e será muito útil para à prática das mais diversas tags disponíveis para criação, mas você pode utilizar outro tema de sua preferência. Além do tema Storefront, também iremos instalar o plugin Woocommerce.

No LocalWP, clique em Admin e use seu login e senha para acessar o painel de administrador.

Painel de administrador do WordPress

Agora, vamos instalar os plugins e tema necessário.

Na aba Apperance, procure pelo tema Storefront. Instale e ative o tema.

Na aba Plugins, vá em Add New e procure por WooCommerce. Instale e ative o tema. Será necessário fazer uma configuração inicial, insira dados fictícios para finalizar a configuração.

*Caso ocorra um erro de instalação do WooCommerce, é necessário mudar a versão do PHP no LocalWP para 8.0.

Pronto! Nosso site está com cara nova!

4. Instalar o GTM no site

Agora, com nosso site configurado e ativo, precisamos instalar as tags do Google Analytics e do Google Tag Manager. Existem algumas formas de fazer essa instalação, a mais fácil é utilizar os plugins disponíveis no próprio WordPress. Mas, se preferir, você também pode fazer essa instalação diretamente no código-fonte do site. Seguindo mesmo caminho que fizemos para instalar o Plugin do WooComerce, procure por Google Tag Manager. Instale e ative o plugin.

Agora, vamos acessar o Google Tag Manager e criar uma nova conta para instalação do site. Como já tenho uma conta no GTM, vou adicionar uma nova conta com a configuração abaixo.

Após a criação da nova conta, você será redirecionado para a página principal do GTM com as instruções para instalação.

Copie o código de identificação do GTM (grifado em amarelo) e insira no plugin que instalamos no WordPress.

Selecione a aba Settings e procure por Google Tag Manager. Insira o código do seu GTM no plugin e salve a alteração.

Também é necessário criar uma conta no Google Analytics para vincular ao nosso site. Eu utilizei as configurações abaixo para criar uma conta com as propriedades do Universal Analytics e do GA 4. Para abrir essa opção, é necessário clicar em Exibir Opções Avançadas.

Após isso, localize seu ID do Google Analytics Universal, vamos utilizar na próxima etapa para criação da tag no GTM. Você pode encontrar seu ID de acompanhamento acessando sua vista do universal analytics e seguindo o caminho:

Administrador > Informações de acompanhamento > Código de acompanhamento.

5. Sua primeira tag no GTM

Chegou a hora de criar nossa primeira tag no GTM! Vamos criar a tag de tracking do Google Analytics, depois vamos testar se ela está funcionando corretamente.

No GTM, adicione uma nova tag.

Nesse exemplo, vou criar uma tag do universal analytics, portanto, clique em Configurações da tag e selecione Google Analytics: Universal Analytics.

Em tipo de acompanhamento, selecione visualização da página e em configuração do Google Analytics selecione a opção “Nova Variável” e insira seu ID de acompanhamento do Google Analytics.

Após isso, precisamos adicionar um acionar, nesse caso, a tag do GA será disparada em todas as páginas, portanto vamos selecionar All Pages e salvar. Nossa primeira tag ficou assim:

Após a criação da primeira tag, vamos validar se ela está funcionando. No Google Tag Manager, clique em visualizar no canto superior direito, uma nova janela irá abrir. Insira seu site e faça a conexão.

Após isso, o GTM irá abrir uma aba com seu site e uma aba para debug. Na aba de debug, você conseguirá ver se a sua tag foi disparada corretamente:

No meu caso, vejo que a tag UA-Google Analytics foi disparada e está funcionando corretamente! Você pode verificar no Google Analytics também, para isso, acesse Relatório > Tempo Real > Visão Geral.

No GA, também está tudo certo! Agora é só enviar nossa primeira tag de forma definitiva. No GTM, ao lado de Visualizar, selecione Enviar. Pronto, nossa tag foi publicada em nosso site local.

Agora é com você! Seu site está pronto para ser tagueado e a imaginação é o limite. Você pode seguir alguns tutoriais de tagueamento e ir praticando no seu site local! Algumas sugestões de tags:

  • Cliques
  • Profundidade de Scroll
  • Adições ao carrinho
  • Data Layer
  • Tag para capturar informações dos produtos
  • Tag de ferramentas (Google Ads, Google Optimize, etc)

Me segue lá: Linkedin

--

--

Matheus Buniotto

Compartilho um pouco dos meus estudos e projetos com dados! Atualmente trabalho como analista de Dados e BI com foco em marketing e produto.